terça-feira, janeiro 26, 2016

Incoerência ou morte – A Special nonsense post (Created and written By Nizi Silveira)

-O fiel leitor Anônimo exigiu-me mais um post nonsense. Abaixo, o primeiro post nonsense realista deste blog. Sem dúvidas, um de meus melhores posts.


A Avenida Paulista nunca recebeu tanta gente. A súbita e abrupta (*embora eu duvide que algo possa ser súbito sem ser abrupto) onda de protestos contra a coerência tomou conta do Brasil, após a invasão dos EUA, em 2029. Eu, Nizi Silveira, correspondente de guerra amador, e amador de guerra profissional (amo guerras), decidi averiguar. Munido de um bloco para anotações (facilmente encontrado nos supermercados Makro. Pensou bloco para anotações? Pensou Makro), uma caneta altamente colecionável (muito, muito mesmo) e um micro-gravador tão portátil quanto paraguaio, parti para a Paulista com a velocidade de um puma à bordo de um Porsche armazenado no bagageiro de um foguete. Tão logo cheguei, comecei a recolher depoimentos.

Uma idosa, aparentando o mais extremo ódio (com flocos crocantes de raiva), aos soluços, confessou:

-“Não aguentamos mais, moço! Algum gringo canalha decidiu sair por aí dizendo que é impossível ter talento sem ter estudo! Disse que ter talento é possuir a capacidade para fazer coisas que os outros não conseguem. Disse que não existiriam escolas se não fosse por causa dos livros! Disse também que amar um filho significa cuidar de um filho, e cuidar de um filho significa ensinar um filho... Gringo maldito! Eu sou evangélica, sabe? Gente ruim assim não entra no Paraíso não”.

A idosa, chorando copiosamente, tão fragilizada quanto alguém que se vê forçado a reviver um estupro, só que, desta vez, com cacos de vidro dentro dos sapatos e equilibrando um balde de amoníaco sobre a cabeça, afastou-se. Minutos depois, retomei minha marcha lenta e-mail à multidão.

Uma jovem bem gostosinha, de aproximadamente 19 anos, três meses, oito dias, vinte horas e treze minutos (perdoem a imprecisão; não reparei na fulana tanto quanto deveria), subiu num palanque improvisado com bolachas champanhe e, enristando um mega-fone, dirigiu estas palavras ásperas, ríspidas e cáusticas àquela multidão sedenta por incoerência:

-“Estes americanos estão tirando o nosso direito de ser imbecil. O que será deste País? O que será de meus conterrâneos quando não mais puderem ficar embasbacados com qualquer merda? Querem me proibir de ficar fascinada com qualquer bostinha que não canta nada, não compõe nada, e nem toca nada? Querem que não mais elejamos metalúrgicos analfabetos para altos cargos administrativos? Por quê? Só porque nem mesmo um boteco de favela o contraria? Só por isso? Querem que nós, mulheres, sejamos capazes de definir o que é um otário? E o quê será da violência contra a mulher quando isso acontecer? Então, eu não posso mais ser fútil e cretina o suficiente para me relacionar com um débil mental, apenas por tê-lo achado gostoso? Não tenho o direito de virar uma mãe solteira, usada e abandonada? Estão achando que eu sou o quê? Por acaso uma mulher poderosa precisa entender o que sai da própria boca? Ridículo. Por isso, eu digo: Incoerência ou Morte!”

O grito “Incoerência ou morte”, repetido pela multidão extasiada, foi ensurdecedor. Um homem de meia-idade, com a bandeira nacional enrolada no corpo, tão inconformado quanto alguém que ganha um ingresso-replay para assistir ao genocídio de minorias curdas, disse-me, enquanto batia com uma colher de pau na própria cabeça:

-“Eu tenho dois filhos, moço. Outro dia, meu filho mais velho saiu da sala no meio de um jogo do Corinthians, e foi ler Platão. Fiquei P da vida, moço. Ignorar o time mais importante da história de Itaquera, veja bem, da HISTÓRIA de Itaquera, que é um dos lugares mais lindos de Itaquera, para ficar engolindo aquela babaquice útil e cheia de lógica! Nossa juventude é alienada demais, moço; este é o problema. Não existe mais aquele respeito, aquele temor pelo Corinthians. Não existe mais aquela paixão ardente pelo Corinthians, aquela vontade louca de sair chupando aqueles onze Uésleis em campo. Aquela vontade de gritar Corinthians, eu sou teu; faz de mim o que quiser. Me deixe sentir teu jorro quente na minha garganta, Corinthians! Pare de me fazer gritar, e me faça gemer por ti, Ó Corinthians! É isso que tá faltando nesta juventude alienada, moço. Só se constrói um país com Corinthians, já dizia meu pai”.

  Fingi compreender e me afastei. Foi a vez do depoimento de uma mulher com uma criança de colo:
-“É o fim, meu rapaz! Se esta tentativa ridícula de transformar o brasileiro em gente racional der certo, nunca mais vou poder colocar filhos no mundo para sofrer com a miséria, a ignorância e a violência! Sem isso, o que será do tráfico de drogas, do rap, do funk e da prostituição? Será que ninguém percebe? Ah, meu Deus...”.

Depoimento de um marombeiro presunçoso:

-“Eu sou macho, porra! De repente, surgem estes gringos veadinhos exigindo coerência... Querem que eu leia... Hahaha. Trocar a academia, a qualidade do MC Chuleta e da dupla Péterçom & Maico por LIVRO!!! Tá de brincadeira mesmo... Fique você sabendo que eu perco discussões sobre qualquer assunto, até mesmo para menininhas de colégio, rapá! Aqui tem macho, porra! Eu sou adulto, caralho!”.

 Depoimento de uma adolescente, acompanhada pela mãe:

-“Na boa, se coerência fosse algo bom, estaria na moda. Até parece que a moda é criada por agências publicitárias que só querem pegar nosso dinheiro. Morte à coerência! Até parece que um adulto que não consegue redigir uma redação é um imbecil... Minha mãe me disse para só ouvir pessoas incapazes de expor as próprias opiniões por escrito; fazendo isso, eu posso virar mãe solteira aos catorze anos. Tá, meu namorado pode até ser zuado e ter cara de Raimundo, mas, em compensação, ele é incapaz até mesmo de escrever uma redação de dez linhas. Muito top, meu! Ainda bem, né? Odiaria descobrir que estou pagando de palhaça”.

Depoimento de um executivo engravatado:

-“Eu sou um profissional, afinal, visto terno. Ninguém me disse que eu precisaria de conhecimento, domínio de outros idiomas, leitura e coerência para ser um profissional. Isso é um abuso; um desrespeito ao meu profissionalismo. Em outras palavras, é um desrespeito ao meu terno, minha gravata, e meu Toyota Corolla. Exijo respeito, afinal, veja só, estou de terno”.

Após ter registrado estes depoimentos, um dos organizadores da M.C.C (Marcha Contra a Coerência), me informou que o próximo protesto será contra o aumento da tarifa viária. Ao perceber minha estranheza, tranquilizou-me:

-“Calma, rapaz. Eu sei que protestar contra o aumento da tarifa é algo racional e coerente (*fez cara de nojo ao pronunciar esta palavra). Mas, a principal estratégia de um autêntico incoerente é fingir que faz sentido, e acreditar que tem razão”.

Respondi-lhe que não havia entendido nada, só para poupá-lo de ter de explicar novamente.

 Status – Kinda cool. Away 4 a brief while.
Lendo – Barulho infernal: a história definitiva do heavy metal ”(Jon Wiederhorn & Katherine Turman).
Lendo “A epopéia de Gilgamesh” (Anônimo). Um dos primeiros livros da história da humanidade.
Recomendado “Mussolini” (Chistopher Hibbert). Uma concisa biografia de um dos déspotas mais bunda-moles da história – and thank God for it.
Recomendado – Agora, um de meus maiores ídolos em ação:

https://www.youtube.com/watch?v=OFE0BMG6hww

Escutando – Yup; another musical mix! Dedico o mix musical de hoje aos poucos brasileiros genuinamente heterossexuais que, portanto, não têm tempo para perder com joguinhos de bola e musiquinhas para donas de casa do Terceiro-mundo:

  Anunciaram recentemente que lançarão um último CD. Imortais.

https://www.youtube.com/watch?v=hV2ideRjDIk
Novo clipe/single (que conta com a mui-prestimosa participação de Kiko Loureiro):

https://www.youtube.com/watch?v=bK95lWHl7js
Uma faixa do último CD. Funny shit:

https://www.youtube.com/watch?v=0ye5tXr14RM

...e, claro, uma baladinha (bem manjada):
https://www.youtube.com/watch?v=unHzLEA6gvI


PSAdendo: O feriado pelo aniversário da cidade de São Paulo foi idealizado pelos militantes do M.C.C (Marcha Contra a Coerência). A idéia original era exigir um feriado para lamentar a existência desta cidade, mas tal idéia foi rejeitada e rotulada como “coerente demais” (By N.S).
PS – Chega deste pessimismo provocado pela crise atual! A lógica me diz que o Brasil não pode dar errado, mesmo porque, ele nunca deu certo (By N.S).
PSUma dica: Você, mulher brasileira, já deve ter se relacionado com carinhas de 30 anos, de cabelo espetado, que adoram baladas, não lêem nada, e só conhecem futebol e Domingão do Faustão, certo? Agora, inove! Experimente se relacionar com um homem de 30 anos para ver se gosta! (By N.S).

PS – Entendo que o heavy metal pode desagradar algumas pessoas. Porém, veja pelo lado positivo: ele, pelo menos, cruzou fronteiras. Pergunte ao cantor Roberto Carlos (para muitos, o maior artista brasileiro) quantas turnês européias ele fez na vida... A resposta dele te fará rir, e rir faz bem (By N.S).

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

HAHAHAHAHAHAHIHI Genius- Genius- Genius- Genius- Genius

12:53 PM  
Blogger Guilherme said...

Eu ia comentar mas onze Uésleis comandados pelo técnico Tite estão demandando a minha presença imediata já que não podem se chupar sozinhos, não é mesmo?

1:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Agora eu entendo o porquê de Nizi Silveira ser a criatura mais solitária que já vi nesta vida. Agora eu entendo PERFEITAMENTE.
POST TOP (rs)

1:04 PM  

Postar um comentário

<< Home