terça-feira, fevereiro 07, 2017

CGC – Curto & Grosso. E crível (Created and written By Nizi Silveira).

“Cultura” – tema sugerido pelo leitor Anônimo. Farei deste um post diferente, expondo o que “cultura” significa “na prática”.

Juquinha é um menino de 10 anos fanático pelo Homem-aranha. Possui inúmeros gibis, games, pôsters, filmes e peças de roupa onde seu herói favorito aparece estampado. Ele sabe que existem outros super-heróis, mas nunca demonstrou interesse em conhecê-los.

Certo dia, à caminho do banheiro, Juquinha recolhe um revista do Super-homem, há muito abandonada num cesto de revistas velhas, apenas para ter algo com o quê se distrair no “trono”. No decorrer da leitura do gibi, uma mudança radical ocorre em sua mente infante. Juquinha sairá do banheiro não mais crendo que “super-poderes” consistem apenas em subir pelas paredes e combater o crime com socos e pontapés. Agora, “super-poderes” consistem em voar, ser à prova de balas, derreter metal com os olhos e desviar aviões com um simples sopro. Seu até então idolatrado 
Homem-aranha, em poucos minutos, perdeu a graça completamente.
 Se, ao invés de ser uma criança fanática por um super-herói, Juquinha fosse um homem adulto fanático por carnaval, que tivesse lido algo sobre tradições estrangeiras, seu idolatrado carnaval teria perdido boa parte da graça. Se fosse um torcedor fanático e briguento que tivesse lido sobre regimes totalitários, sairia do banheiro envergonhado, ao perceber-se tão alienado quanto um nazista. Se fosse um militante socialista, que tivesse lido sobre os líderes socialistas, mudaria radicalmente sua opinião acerca do socialismo. Se fosse um materialista, um fútil, um “malandro”, ou alguém impulsivo, impaciente, ou injusto e cruel, que tivesse lido algum clássico filosófico, sairia do banheiro com a consciência desperta. Se fosse uma jovem “piriguete/baladeira”, que tivesse lido um romance clássico, sairia do banheiro não mais disposta a sacrificar a própria honra por qualquer mané. Se fosse um político de um país problemático que tivesse lido algo sobre as grandes potências mundiais ou sobre as grandes personalidades históricas, reveria muitos de seus conceitos e de suas decisões. Se fosse um dependente químico que tivesse lido alguma ficção fantástica, talvez seu vício em entorpecentes diminuísse consideravelmente. E infinitos “Etc”.

“Ninguém sente falta daquilo que não conhece” (Platão – minha frase favorita, so far).

Em todas estas situações (e, como dito, em infinitas outras), a realização do aprimoramento intelectual, psicológico e moral dos indivíduos – evolução. O que faz com que os países desenvolvidos sejam, de fato, desenvolvidos? Antes de tudo, a certeza de que seus cidadão leram mais (e melhor); mentes desenvolvidas. Todo o resto decorre disso.
Cultura é livro – todo o resto é mero subproduto de um livro. Educação é estudo, e estudo, por sua vez, é algo apenas realizável através de leitura. De modo que, quem não lê, pouco ou nada terá a acrescentar – seja numa folha de papel, seja na vida de alguém.

Status – Tired. I need money (and a better job). Away for a while.

Lendo “Heinrich Himmler – uma biografia” (Peter Longerich).

Recomendado – Já que estou lendo a biografia de um dos poucos indivíduos capazes de fazer Satanás borrar-se de medo, eis um ótimo documentário sobre uma de suas criações mais macabras...

https://www.youtube.com/watch?v=xD789p0hu6k

Escutando – Yup; another heavy mix...

The almighty (and legendary) creators of heavy metal just made their LAST concert. Love’em forever. Here’s one of my all-time favorite classics:

https://www.youtube.com/watch?v=7eb_JtxHYZg

Here's another new clip from another new single:

https://www.youtube.com/watch?v=WbxH5S9_A3M

The most fast and furious guitar player of all time, in my opinion (oh: and I'm a huge fan of his hair as well); One of his biggest anthems:

https://www.youtube.com/watch?v=Dngwio0eJS0

...and a great ballad:

 https://www.youtube.com/watch?v=ww5GXbk58R0



3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mais um excelente post!!

2:45 PM  
Anonymous Luke said...

Great 1, dude.

1:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

UM TEMA - problemas sociais

10:18 AM  

Postar um comentário

<< Home