quarta-feira, maio 09, 2007

´´Ups and downs´´ (created and written by Nizi Silveira)

No elevador social:
Entro e dirijo um ´´bom dia´´ às 4 pessoas contidas naquela caixa metálica; A réplica surge prontamente: recebo 4 ´´bom dia´´ em menos de 5 segundos...new world record.
Frases como: ´´Será que chove, hein? Bem que tá precisando...´´; ´´Vocês viram o absurdo que o presidente da Bolívia fez semana passada?´´ ´´E esse Lula, hein?´´- já são tradicionais em meu vocabulário exclusivo para elevadores; são capazes de gerar os mais amistosos debates com desconhecidos; uma maneira semi-formal de dizer ´´whats up´´ ou ´´Falaê caralho, belê?´´.
Terminada a viagem vertical de 53 segundos, despeço-me de meus companheiros de elevador. O dia termina, e, já em casa, acessando a Internet, entro no Orkut e vejo na página inicial o pedido dos 4: ´´Adorei conhecê-lo Vamos marcar de fazer alguma coisa! Add ae! bjos.´´- cedo ao pedido, desligo o computador e abro um largo sorriso em homenagem à mim mesmo- O sucesso absoluto.
No elevador anti- social (lotado):

´´ Bom dia. Alguém poderia apertar o térreo por gentileza?´´- silêncio absoluto. Senhor carrancudo esboça um movimento manual- pura ilusão: logo começa a aperfeiçoar o nó da gravata.
Eu mesmo aperto o térreo, com o indicador tremendo perante à falta de altruísmo e simpatia de meus colegas que o acaso resolveu unir em uma caixa metálica movimentada por roldanas e cabos de aço maciço; estava realmente em uma jaula; era Daniel, cercado, sem esperança à mercê dos leões. Relevei; insisti: ´´Será que vai esquentar amanhã, hein? Tá precisando...´´- Novamente, silêncio...tempo frio...pessoas frias.
Espirro. ´´Te mato´´- diz o velho...
Segundos mais tarde, segundos intermináveis que bem poderiam se passar por séculos, alcanço meu destino: o térrêo. A porta da rua anuncia a liberdade- apenas mais alguns passos para me desfazer para sempre daquelas presenças desagradáveis que me foram impostas pelo destino.
No dia seguinte, novamente, entro no elevador social: desta vez, calado desprovido de frases amistosas; desprovido de munição verbal tendo o galope da caixa metálica (que parava de andar em andar) como única trilha sonora.
Cedo pousa uma mão em meu ombro esquerdo, e junto com o bafo quente em minha nuca vem a frase: ´´E aí? será que chove?´´
Respondo: ´´Dane-se´´- abro um sorriso discretamente e constato: estava em casa.

Elevador anti-social: The only place where they can really bring you down...
Moral para esta crônica? In the elevators of life, only a few people can take ya up...- que tal?

Status- I´m Ok.
escutando- ´´Novocaine´´ (alice cooper)
recomendo- O cd ´´the eyes of alice cooper´´- comprei pela internet...muito muito bom.
Lendo- ´´O retrato de Dorian gray´´ (oscar Wilde)

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

huauah adoreeeeeeeeeeeeei!!

11:40 AM  
Blogger Guilherme said...

Consertei meu rádio do carro.

12:24 PM  
Blogger Nizi Silveira said...

ok...gui..e quanto ao post? hahaha...canalha

8:28 PM  

Postar um comentário

<< Home