segunda-feira, abril 19, 2010

3 in 1: Cruelty, home-made jokes´n´ work (Everything Created and written By Nizi Silveira).

POST1- CruelTv (By Nizi Silveira)



O humor não pode ter barreiras” – algo que foi dito por um comediante stand-up, há algumas semanas. Concordo em partes.
Sou fã declarado do “Pânico na Tv”, programa que faz um imenso sucesso justamente por abandonar às convenções e fugir do senso-comum com a mesma velocidade com a qual fujo de baladas, barzinhos e outros ambientes voltados para pessoas comuns (leia-se: “Zzzz people”). Nas palavras de meu querido amigo Lucas, “antes morto, que comum”. This little guy sure speaks my language.
O problema surge quando este “abandono” se intensifica e culmina por sacrificar o humor, tornando-o medíocre, grosseiro, e, consequentemente, sem graça. Cabe dizer que o programa em questão é cheio dessas - infelizmente.
Pegam fulanos na rua, e, em troca de cachê, os submetem à toda sorte de degradação; coitados virando aberração. O primeiro foi o tal “Zina”, que com seu jeitão disperso, virou super-star da noite para o dia. Ninguém estava rindo com o Zina, estavam rindo do Zina - um sujeito pobre, ignorante e esquizofrênico. Vistam-no com um terno e você terá um novo Lula. Fato. Digo mais: nem sempre rir do povo faz o povo rir.
Na última edição do programa, uma de suas “personagens-instantâneas”, foi, por falta de melhor termo, “apedrejada verbalmente”. Uma mulher pobre e sem os dentes da frente. Mesmo quando expôs sua vida particular banhada em lágrimas, continuou sendo a “piada viva”, afinal era uma mulher pobre sem os dentes da frente, e, aparentemente isso é suficiente para que um ser humano vire vergonha nacional.
Compararam-na com aquelas garotas de programa (travestis?) acéfalas que trabalham como assistente de palco, apenas para subtrair ainda mais risadas da platéia adolescente - e tudo isso vindo de uma atração que frequentemente zomba dos indivíduos superficiais, presentes em diversos eventos da “jeneau”, hipócrita, provinciana, cafona, medíocre e egocêntrica alta-sociedade brasileira.
Minutos antes, exibiram uma matéria na qual se via o “cão corintiano” numa pet-shop, recebendo um tratamento completo...

...e um ser humano seria tratado feito lixo, minutos depois...

Concluo,

O verdadeiro comediante é aquele que ri de si próprio. É aquele que quebra barreiras, dá as costas ao senso-comum, mas sem nunca descartar o bom-senso. Humilhar não é humor; é covardia, e, para esta, tenho uma citação do escritor britânico GK Chesterton:
Sou covarde e abomino todo e qualquer tipo de violência. Porém, não sou tão covarde à ponto de admirá-la ou prestigiá-la”.

A verdadeira desgraça do ser humano é a idiotice, mas dessa você pode rir sem parar. A verdadeira desgraça do humor é a falta de foco, e esta te faz parar de rir.
No último domingo, o “Pânico na tv” caiu muito no meu conceito, e fez jus ao nome. Quiseram zombar da feiúra e se tornaram horrendos no processo. Foi cruel, covarde e nojento; trouxe pânico na tv – and it wasn´t fun.

POST2- A home-made joke (By Nizi Silveira)




-Criei uma piada:

Uma mulher leva o filhinho de 6 anos na igreja. Acabada a missa, o menino pede:
“-Mãe, posso dar um beijo no padre?”.
A mãe responde, sussurrando:
Não, Juquinha... ele pode ser um pedófilo...”.
O padre, que estava próximo, escutou o comentário da mulher, e, revoltado, replicou:
“-Pedófilo? Eu? Me respeite, minha senhora! Eu sou casado, porra!”

POST3: A Man at work-> Crônicas da vida R$ (Created and written By Nizi Silveira)

Minha querida amiga Kátia está trabalhando numa empresa que fabrica materiais hospitalares (os seriam “materiais hospitaleiros?”). Seus patrões (ou seria apenas um?) tencionavam criar um website, e, para tanto, precisavam do auxílio de um... (prepare-se)...de um...(respire)...de um...(aí vai...):

REDATOR PUBLICITÁRIO!
























Tan tan tan tan taráááán!” (musiquinhaqueconotavitóriaabsoluta.wma)

Me passou 22 páginas por e-mail; páginas que deveriam ser corrigidas, aperfeiçoadas, senão resumidas. Páginas, Brasil. Páginas da vida. Nothing but stupid fucking pages.
Confesso que fiquei deveras surpreso, não só com minha súbita contratação, como também com os constantes impropérios, afrontas à língua-pátria, presentes naqueles manuscritos virtuais.
Precisamente” com “sc”, “persuasão” com “z” e “prescrição” com dois “S”, são alguns ótimos-horríveis exemplos. Exemplos que fariam qualquer Juquinha de quarta-série engasgar com o Toddy, para então dizer o seu primeiro “Puta merda” exclamativo, conotando extrema inconformidade.
-Ah, o mercado de trabalho... taum imtemço, limdu e dôssi! Uma isperiemssia i tamtu.
Tenho vontade de sair por aí apertando nós de gravata, se é que você me entende...

Enviei um e-mail à minha amiga/ex, visando obter esclarecimento sobre alguns pontos...

A-) Kátia, quem foi o Luís Inácio que escreveu este texto?
B-) Eles vendem material para hospitais, ou material para a construção de hospitais?
C-) Kátia, acho maravilhoso que as empresas abram vagas exclusivas para deficientes mentais, mas não estaria a sua empresa com um excesso de contingente?
D-) Kátia, existe uma grande possibilidade de seu patrão votar na Dilma. Tente dissuadi-lo.

Obtive um “hahaha” como resposta.

Concentrei-me no trabalho. Uma devoção raramente vista in modern history.
Entreguei o produto final por e-mail, na sexta-feira. Deveria aparecer em seu apê, o mundialmente conhecido “Royal Kátia Hall”, para o pagamento.

Abriu a porta; estava de camisola e despenteada. Lindinha e desleixada; perfect.
Conversamos um porco, ela foi até o quarto, voltou com três notas de cinqüenta, e um sorriso. O dinheiro era pelo meu trabalho, já o sorriso, era por ter a certeza de que eu não o aceitaria...

Kátia- “Para com isso! Pega!”.
Nizi- Eu não cobro nada de você, Kátia.
Kátia (sorrindo): “Larga de ser besta!”.
Nizi- Consigo pedir tudo para uma mulher despenteada de camisola, menos dinheiro...Você está parecendo uma bisavó; só falta a sopa de caneca.Very, very, very cute.
Kátia- “hahaha…you´re always so good to me…”
Nizi- I´m a fucking saint.

Daí, ela me beijou.

Kátia- “Este pagamento é suficiente?”.
Nizi- You know...I used to be a saint…five seconds ago. Good´ol times.
Kátia- “hahaha…chega…a gente já tinha terminado... Ué, e a loirinha da sua sala?
Nizi- I´m crazy 4 her. She doesn´t give a shit about me. She doesn´t belive in destiny as much as I do.
Peguei o dinheiro, coloquei-o no bolso, retirei-o do bolso logo em seguida, e disse:

Nizi- Mais um beijo, e você ganha R$150.00. Sounds fair; aproveita que hoje eu tô gáxtâno... (Osasco´s vocabulary)

Ela pegou o dinheiro - outro beijo. Ao me devolver os vinténs, paguei-a novamente, recebi o fruto de minha “compra” mais uma vez, e ficamos nessa por uma hora. My finnest hour.

Nizi- You know...I finally found a job that doesn´t suck…I mean…
Kátia- “hahaha…don’t compare me to Tessália, bitch…”
Nizi- So don´t call me “bitch”, Tessália…
Kátia- Vai se foder…hahaha...pare de agir feito um caminhoneiro!
Nizi- Fóóóm.
Kátia- “hahaha...para!”
Nizi- That´s really im-fóóm-ssible.
Kátia- “hahahaha
Nizi- “Im-fóóm-ssible” is “impossible” with a “fóóm” in the middle.
Kátia- “I know.”
Nizi- Ah.

-Saí de lá tão pobre quanto entrei, mas aprendi muito sobre relação custo-benefício.
Tiro a gravata imaginária, e volto para a fila do churrasco grego.

Ah, mercado de trabalho...você sempre me deixa duro; de um jeito ou de outro...
(hahaha- kidding, K)
Fóóm!
















Status- I´m ok – e com vontade de encher a cara. Bora, putos? Siga-me os bons. Saudades do Alan, do Robson, da Bebel, do Thales e do André. Pimpa é um canalha. Aparelho nos dentes (maior que a boca) me matando de dor, pra variar.
Recomendado- O cd “Ironbound”, último trabalho de estúdio do Overkill. Trash-metal old-school at it´s best. Awesome.
Recomendado- O livro “Memórias- a menina sem estrela” (Nelson Rodrigues). Autobiografia sensacional de um dos maiores jornalistas e dramaturgos da história deste País.
Escutando- Mais uma baladinha maravilhosa do “Place Vendome”; (com letra traduzida pávoxê):
http://www.youtube.com/watch?v=BtBOl6YyAzo

1 Comments:

Anonymous Katinha said...

huahhauhsuahuhsauhsuhsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsa...
te adoro; obrigado por sempre estar presente. Obrigado por ser tão incrível e por me ensinar tanto.

2:25 PM  

Postar um comentário

<< Home