terça-feira, fevereiro 27, 2007

Sobre ´´Crime e castigo´´ (by Nizi Silveira)

Existem livros que você lê, joga na estante e vai coçar a virilha enquanto toma fanta laranja, e existem livros que você termina e fica pensando em sua mensagem durante horas e horas, e claro, enquanto coça a virilha e toma fanta laranja- ´´Crime e castigo´´ (dostoiévski) é um desses.
Raskólhnikov (não é marca de vodka, ao contrário de que você, seu beberrão de merda possa pensar), o personagem principal, é um jovem frustrado, leva uma vida monótona, com diversos problemas financeiros e que se sente injustiçado pela sociedade. Mora em um quarto minúsculo que lhe é alugado por uma velha usurpadora.
Esta mistura de sentimentos, tristezas e frustrações, fazem com que ele comece a usar sua brilhante mente para elaborar um plano visando eliminar a velha senhora- já que, ao meu ver, ela não representa apenas um problema simples, sua morte representa o passaporte para uma vida nova à Raskólhnikov e à sua família...e assim pensava ele também, ao cometer o latrocínio.
O mais interessante, sem dúvida, é esta idéia de que às vezes, você pensa tanto em fazer algo, que acaba esquecendo das consequências. No caso de ´´R´´, ele comete o crime perfeito- mas por mais que você consiga a impunidade perante à lei, a culpa , a moral, os princípios mais básicos de um ser humano sempre o perseguirão.
Após o crime, ele se envolve com problemas mais sérios dos que já possuía anteriormente: crises, depressão, alucinações; paranóia- em outras palavras, he fucked himself.
A pergunta que livro levanta é a seguinte: Por quanto tempo um homem pode suportar pressão até que perca a razão por completo? A velha morta , para Raskólhnikov era a personificação de tudo aquilo que o incomodava no mundo: a avareza, a injustiça- E, ironicamente ao mata-lá ele transformou nela: avarento e injusto.Ela era também um processo; um processo que fora destruído por Raskólhnikóv, e que ´´voltou´´mais tarde para destruí-lo psicológicamente.
A moral: Só porque você possui a certeza de que é capaz de fazer algo para um ´´bem maior´´ (palavras do próprio Dostoiévski), não significa que você possui o poder de fazê-lo. O cárcere é a justiça dos homens, a culpa é a justiça divina; e não cabe aos homens definir o que seria um ´´bem maior´´.
Crime E castigo: O crime é não lê-lo.

Status- i dont know...
Lendo- No terceiro capítulo de ´´O príncipe das marés´´ (Pat Conroy)

domingo, fevereiro 25, 2007

´´Vontades´´ (by Nizi Silveira)

Se você diz em algum ponto de sua vida ´´quero morrer´´- as pessoas logo pensam logo pensam (e esperam) o pior; querem te internar, acham que você enloqueceu, ou vem com aquelas ´´palavras amigas´´: ´´Calma, é só uma fase ruim...vai passar, você vai ver!´´- Bom, ´´fase ruim´´ para mim é a décima oitava do ´´Super Mario bros´´, então não venha com essa, right? Resumindo, ´´palavras amigas´´ consistem em 40 minutos of total non-sense bullshit.
Eu digo: ter vontade de morrer não o torna um suicida de maneira alguma! Já ter ´´vontade de viver´´ sim- por quanto mais for a sua ´´ânsia´´ pela vida, mais expectativas você cria, quanto mais expectativas, maiores são suas decepções, e, quanto maior for o número de decepções, maiores são as tristezas...e aí, buddy...its a dead end.
Isso, sem mencionar que as pessoas com ´´vontade de morrer´´ são de longe as mais coerentes: Quando você pergunta o porquê desta vontade inusitada, elas respondem: ´´Bom, por causa dos problemas and stuff ´´(tudo bem, elas não misturam inglês com português- isso foi apenas um exemplo bem infantil...) ou então mandam um simples (e direto): ´´sei lá...cansei.´´
In the other hand, as pessoas que querem viver mandam aquelas respostas nada originais: ´´Porque eu quero vencer na vida, casar e ter filhos´´- sim, você e outros 6 bilhões de seres humanos...francamente....fazer aquilo que todos fazem! what is so cool about that?
PLACAR FINAL:
VONTADE DE MORRER- 1
VOTADE DE VIVER- 0
Ou seja: Vontade de morrer lives! (por mais contraditório que isso possa ser...)

status- Why? to pretend that you care?
lendo- ´´Crime e castigo´´ - na reta final
escutando- silêncio absoluto da madrugada- do artista ´´Deus´´, conhece?

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

My ressurection and the Tv (by Nizi Silveira)

Eu estava bem triste durante o péssimo carnaval que se passou (thank god), porém, se existe algo capaz de cheer the hell out of me são esses programas de namoro na TV.
No tal ´´Programa da tarde´´ existe um quadro deste tipo- ´´Jogo do namoro´´, onde algum cara moderninho e ´´dixcoladu´´ faz perguntas à suas pretendentes (que também são moderninhas e dixcoladas)- acredite, buddy...uma pergunta melhor que a outra...coisas do tipo:
- Se eu peidar na sua cara enquanto você dorme, você:
A- Diz: ´´Faz mais fofuchooo! ti doluuu mew!
B- Enfia uma rolha no meu rabo
C- Convida a galera para sentir o aroma, criando um clima de confraternização em meio ao gás metano.
D- Me atinge com um machado e me faz comer minhas próprias tripas enquanto dança ´´Macarena´´
Pergunta 2: Se eu te convido pra balada, você:
A- ´´Balada mew? clima de azaração, paradas sixistras aê! Tudo nosso! (credo)
B- Diz que vai, mas só depois de extrair espinhas das nádegas de seu tio Rubens
C- Diz que não vai, pois está ocupada tentando achar falhas no diagrama de Linus Pauling
D- Só vai se puder levar sua Magnum 44.
Pergunta 3- Estou eu, você e seu pai em uma conversa séria, quando ,sem mais nem menos eu tiro uma seringa da pochete e injeto heroína bem na frente dos dois. Você:
A- Acha o máximo
B- Fala pro seu pai que isso está na moda
C- Me atinge com um machado e me faz comer minhas próprias tripas enquanto dança ´´Macarena´´
D- Oferece um pouco ao seu pai.

hahaha...Acredite, não há tristeza no mundo que sobreviva à mediocridade das pessoas e da Tv brasileira.

Status- Whatever
escutando- ´´novocaine´´ Alice cooper
Lendo- ´´crime e castigo´´ Fiódor dostoiévski (quase no fim)

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

O Carnaval e a amnésia (by Nizi Silveira)

Vamos esquecer que à poucos dias atrás, uma criança inocente foi arrastada por 6kms e morreu esfolada viva.
Vamos esquecer que à menos de uma semana, traficantes estavam mais uma vez trocando tiros com a polícia, matando bombeiros, e tacando fogo nos ônibus.
Vamos esquecer que somos roubados por canalhas engravatados.
O que faremos?
- Vamos encher a cara, assistir futebol e sambar feito idiotas; transar sem camisinha, contrair doenças, fazer filhos com desconhecidos, para em seguida jogar a criança em algum rio (ou no lixo);
Não sei quanto à você que está lendo isto, mas eu me CURVO perante ao cara que criou tudo isso- Ele consegue manter uma nação inteira exatamente no lugar onde quer: NA TOTAL IGNORÂNCIA...
Acordem e percebam: Aqui é um dos poucos lugares do mundo onde a idiotice é combatida com idiotice...comemoremos...tim-tim.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

N.A.D.A (by Nizi Silveira)

Quem nunca se sentiu impotente em relação ao mundo, em relação à vida? Eu já, e muito mais do que as pessoas possam imaginar...
Você tenta uma vez...NADA; você tenta pela segunda vez...NADA. Então, aquele pouco otimismo dentro de você, aquela voz forte (mas que hoje em dia se transformou num simples sussurro) diz: ´´Calma, tente novamente´´- e o resultado: NADA. Sim, N-A-D-A.
É um beco sem saída: quando você não tenta, obviamente NADA acontece, e, quando tenta, não faz diferença nenhuma.
Resolvi escrever este, já que ontem (terça-feira), visitei uma pessoa que gosto muito, e que assim como eu, está ´´de mal´´ com a vida. Ela começou a me dizer coisas tristes, seus problemas e suas frustrações, e, surpreendentemente, eu não pude dizer nada reconfortante, já que sinto o mesmo...Fiquei apenas lá, escutando; quieto.
Como eu queria ir para o lugar dos meus sonhos: uma ilha deserta- pois lá eu teria a certeza de que nada jamais iria acontecer, e assim, poderia parar de ´´tentar´´ de uma vez por todas...
O mais triste, acredite, não é viver em uma ilha deserta- o mais triste é viver em uma cidade e se sentir dentro de uma ilha deserta...

Status- Preciso dizer?

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Enquanto isso, na porta da minha casa...

Bom, minha avó não gostou muito...mas não se pode agradar à todos...
Status- tô felizinho hoje...sim...é...private reasons
Lendo- estou no segundo capítulo de ´´Crime e Castigo´´- Fiódor Dostoiévski. Esses escritores russos...impossível não amá-los....

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Brave Boring World (by Nizi Silveira)

O mundo é um lugar chato- porque? porque é previsível; o mundo, as pessoas, tudo isto é chato- inclusive eu (pasmém!), já que tenho este custume de analisar coisas, e análises, são chatas; nem eu leio análises, porra! E se você está lendo isso, é porque provavelmente é meu amigo, e acha que ficará chato se não o fizer...´´vamos ler o blog dele, vai? coitadinho...´´- Viu? adivinhei o que você está pensando, o que o torna uma pessoa previsível ,e, consequentemente chata.
Ligo a Tv: pessoas morreram, pessoas nasceram, festas, desastres, dores, prazeres...tudo sempre girando ao redór delas: as pessoas...chatas....muito chatas...tudo muito chato.
Saio.
Na vitrine da loja: ´´Pré- vendas do novo Playstation 3 aqui!´´- o aparelho é lindo. reproduz imagens computadorizadas de alta tecnologia, capaz de deixar os jogos, os personagens e cenários extremamente parecidos com a realidade; e justamente por serem tão perfeitos, tão reais, são tão chatos.
E eu pergunto: Para quê criar simuladores da realidade, se a própria realidade já é tão chata?

Status- S.A.D
escutando- johnny cash- ´´hurt´´
lendo- ainda nada (´´ainda nada´´ não é o título do livro)

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Chove Chuva, chove sem parar...(by Nizi Silveira)

Adoro chuva; por mim, poderia chover ininterruptamente, não me importo, já que chuva e escrita são duas das minhas maiores paixões...bom tem também aquela outra coisa, só que não citarei nomes...shame on you, Nizi!
O fato, é que na última quarta- feira (vulgarmente conhecida como ´´anteontem´´), lá estava eu, tomando toda aquela enxurrada por livre e espontânea vontade.
Andando calmamente embaixo do ´´toró´´, eu fui àlguns de meus lugares favoritos: Parque da Agua Branca, a praça do shopping- onde aproveitei para comprar pilhas- palito (dentro do shopping, não na praça) e vaguei sem rumo pelas avenidas próximas de minha casa; só eu a chuva...mágico, não? Mais mágico que isto foram as coisas que vi...
Quem eram eles? espalhados por todos os lados, espremendo-se embaixo dos toldos das lojas, mulheres (bonitas e feias),ricos, pobres, homens feios e bon...(opa, tá me estranhando rapá?), homens fracos, homens fortes, daqueles que custumam à puxar briga com as outras pessoas, mas que agora pasmém! estão morrendo de medo da chuva e dos trovões...viva a ironia!
Eu juro à vocês ambiciosos, megalomaníacos ou wanna-be, por mais que vocês consigam tudo, todo o dinheiro, a fama, prazer, sucesso, nada jamais chegará perto da sensação de andar sozinho e encharcado pelas ruas...nunca....É por isso que Deus é tão genial; ele cria coisas maravilhosas, (que para nós são tão simples), sem jamais pensar em colocar uma etiqueta de preço nelas...o único pagamento é a promessa de que iremos aproveitá-las...bom, eu aproveitei...

Status- bored, bored, bored, bored...
Lendo- terminei ´´O dia em que os deuses chegaram´´- cabe à minha querida irmã tomar vergonha na cara e me trazer o livro que estou pedindo à 2 semanas.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Drogas Alternativas (by Nizi Silveira fecha parênteses, por favor) fechei- pô valew...

Tenho motivos suficientes para acreditar que o primeiro ser humano à plantar um pé de café no santo solo deste planetinha azulado super- féchion, plantou também (bem ao lado do pé de café) uma muda de tabaco.
Impossível beber café e não ter vontade de acender um safadjênho; impossível não querer fumar ao término das refeições,impossível conversar com alguém sem ter um daqueles nasty motherfuckers entre meus dedos magrinhos, impossível dividir 356719 por 897 mentalmente- mas isso não vem ao caso...impossível escrever qualquer coisa, por mais idiota que seja sem ter a fumaça na minha cara, amarelando meus dentes (dentição permanente, chique né) e deixando aquele cheirinho céquici nas roupas. Impossível também...ah, Nizi, seu viciado de merda...A conta por favor!
- 356719 por 897? vou tentar...

Status- (sim, o Status voltou à este blog!)Estou felizinho hoje, sim! porque? por causa da sessão de fotux de um certo orcutê...hihih (risadinha tímida)
lendo- na reta final de ´´O dia em que os Deuses chegaram´´

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Saudades, infância! (elaborado, escrito by Nizi Silveira)

...Saudade de voltar da escola às 17:30, assistir Chaves, Chapolin, Cybercops, Changeman, Ratimbum e todas as outras atrações ´´trash´´ que faziam sucesso com as crianças da minha época; sim, da minha época- um período que fica mais distante a cada dia.
Saudade de se sentir alimentado comendo só um McLanche Feliz; detalhe: custava apenas R$ 2.95 e a surpresa (o brinquedo) já vinha incluído no preço- nada de pagar à parte, como nos dias de hoje.
Saudade de acordar cedo para assistir ´´Vovó Mafalda´´, de levar lancheira para escola, de chamar a professora de ´´tia´´e de nunca achá-la gostosa. Saudade de enfiar o dedo no nariz ingênuamente durante as refeições. Saudade do forte apache e dos carrinhos, das brigas bobas entre irmãos, da pasta de dente com gosto de chiclete, do chiclete em formato de fruta...
Saudade de engasgar com as balas ´´soft´´, de achar que o dia acabava às 20:30, de achar que meu tio era o papai- noel, de ganhar ovos de páscoa, de achar que R$ 10.00 era uma fortuna; saudade também do dinheiro falso usado para brincar de ´´banco´´; saudade do Atari, do Master Sistem, de achar o rock nacional bom; saudade de não pensar, apenas existir.
Resumindo: Saudades to tempo quando eu nem sabia o que ´´saudade´´ significava...

Lendo- ´´O dia em que os deuses chegaram´´- Erick Von danukken